26.2.07

Cursos: Ruído e Vibrações

Para que ficou realmente interessado em riscos físicos, vão realizar-se dois cursos na Escola Superior de Tecnologia - Inst. Pol. Setúbal sobre ruído e vibrações:
23 Março 2007 (Sexta-feira) - 09h00-13h00/14h00-18h00
Inscrições abertas até 15 Março 2007
30 Março 2007 (Sexta-feira) - 09h00-13h00/14h00-18h00
Inscrições abertas até 22 Março 2007

1 Comments:

At 3:04 da tarde, Blogger Rui said...

As exigências de mercado na indústria de construção obrigam a processos que visam a redução de custos, prazos de construção e maior versatilidade dos espaços. Estes propósitos têm sido atingidos devido a um crescente domínio do comportamento dos materiais permitindo o desenvolvimento de novas tecnologias e processos de construção.
Como consequência tem-se assistido ao aparecimento de soluções estruturais em betão cada vez mais aligeiradas, quer explorando as vantagens do pré-esforço quer a resistência dos materiais, permitindo, com vãos maiores, cumprir aqueles intentos.
Por outro lado, tem-se verificado que estas soluções, como seria de esperar, acarretam outros problemas de comportamento estrutural, sendo um deles a vibração dos pavimentos, já que a sua maior flexibilidade origina menores frequências próprias, aproximando-se das componentes espectrais associadas a excitações dinâmicas resultantes da própria utilização dos pavimentos.
Os equipamentos electromecânicos indutores de vibrações, como sistemas de ventilação e ar condicionado, ou equipamento doméstico, como máquinas de lavar e ou secar, não sendo devidamente isolados originam vibrações que perturbam os ocupantes, podem ser fonte de vibrações, sendo no entanto relativamente fácil proceder à sua atenuação através de dispositivos de isolamento.
As principais razões de queixa dos utentes devem-se principalmente ao aumento de actividades ritmícas, resultantes de utilizações participativas associadas a movimentos sincronizados.
Devem os projectistas ter sempre presente que os níveis de vibração que são considerados aceitáveis sem comprometer as condições de trabalho e conforto dos ocupantes são também uma questão de conforto e segurança que se mostram determinantes na qualidade de vida dos utentes.

 

Enviar um comentário

<< Home