28.2.07

ISHST e IMOPPI: Acção de sensibilização sobre acidentes de trabalho na construção abrange 50.000 empresas do sector

Cerca de 50.000 empresas do sector da construção vão receber durante os próximos dias o kit informativo "A segurança não é obra do acaso. Adopte medidas de prevenção".

Este kit, composto por exemplares da brochura "Sector da Construção - contributos para uma implementação de boas práticas no estaleiro" e dos cartazes "Quedas em Altura", "Esmagamentos", "Soterramentos", e "Electrocussão", faz parte de uma acção de sensibilização promovida pelo Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST), em parceria com o Instituto dos Mercados de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário (IMOPPI).

O seu objectivo é alertar os empregadores e os trabalhadores da construção para o grave panorama de sinistralidade que subsiste no sector e, principalmente, para quatro das maiores causas de acidente de trabalho mortal, e informar sobre as principais directrizes do Decreto-lei n.º 273/2003 - Planeamento e organização da SST em estaleiros temporários ou móveis.

A construção é uma das maiores indústrias do nosso país. É também a que continua a registar os piores resultados em termos de segurança e saúde no trabalho e a maior prevalência de acidentes de trabalho mortais. Todos os anos cerca de 80 trabalhadores da construção civil perdem a vida devido a acidentes laborais que poderiam ser evitados caso tivessem sido tomadas as devidas medidas de prevenção e de protecção.

Em 2006, de acordo com os dados disponibilizados pela Inspecção-Geral do Trabalho foram 71 os acidentes de trabalho mortais neste sector. Para se ter uma ideia da gravidade dos números, basta referir que o segundo sector com mais acidentes de trabalho mortais nesse ano foi o da agricultura, com 12 acidentes.

Fonte: www.ishst.pt

1 Comments:

At 2:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mesmo com todas as normas e suas penalidades, processos indenizatórios civis e criminais, ainda vemos distante, uma maior atenção com responsabilidade para essa atividade que fazem centenas de vítimas todos os anos.

 

Enviar um comentário

<< Home